No dia 04 de julho de 2009 realizamos mais um encontro para realização das oficinas do Gestar II. O encontro foi realizado na Escola Estadual Quirino de Souza durante o dia todo. É importante enfatizar a participação dos cursistas que estão se empenhando na resolução das atividades e principalmente na aplicação do avançando na prática. Assim como os cursistas de São José do Xingu e Santa Cruz, os cursistas dessa turma também trouxeram uma discussão teórica metodológica sobre estilística, coerência e coesão textual. Comentaram as atividades desenvolvidas em sala de aula, trazendo alguns questionamentos importantes em relação ao processo de leitura e escrita. Essas indagações criaram expectativas em relação ao desenvolvimento do projeto que deve ser elaborado como cumprimento das exigências do curso em andamento. No entanto, observei que a maioria dos professores estão preocupados em desenvolver projetos objetivando organizar e coordenar as situações de aprendizagem e gerindo ao mesmo tempo sua própria formação contínua e não só como cumprimento de uma tarefa. Nesse aspecto percebo que esses encontros têm propiciado o pensamento crítico a cerca do trabalho docente.
Esse poema, "Sitiozinho Qualquer" foi realizado pela Débora, aluna da 5ª série, da professora Juliana, da Escola Municipal Colônia Goiás I.
Todos queriam participar....
É interessante observar a interação em sala de aula, porque a dinâmica consistia em trabalhar em grupo para conseguir interpretar o texto que estava dentro do balão. Nesse contexto o trabalho de equipe era necessário a todo momento. Desde a disposição para chegar primeiro, encher os balões, levar o texto a conhecimento dos demais colegas, lendo com atenção e discutindo para conseguir responder os questionamentos propostos. Foi sem sombra de dúvidas uma aula maravilhosa. Dava pra perceber o entusiasmo dos alunos e a disposição para o trabalho coletivo....PARABÉNS PROFESSORA VAGNA.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário