Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ESCOLA MUNICIPAL CANAÃ NO MUNICÍPIO DE CANABRAVA DO NORTE - PROFESSORA NILZA COM SUA TURMINHA DE 5ª SÉRIE. SETEMBRO DE 2009.



"Haverá lugar para a Literatura infantil (ou para a Literatura em geral) nesse mundo da informática que nos invadiu com força total?" (...)
Estamos com aquele que dizem: sim. A Literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/ livro, seja no diálogo leitor/ texto estimulado pela escola. (...) (Novaes Coelho 2000). 


É nessa concepção de ensino de leitura e escrita e pensando em inovar  que a professora Nilza está empenhada na realização do projeto Leitura e Reconto com os alunos de 5ª e 6ª série. Segundo a professora  este projeta “justifica-se pela necessidade de promover ações que propiciem aos alunos ampliar seus repertórios de leitura e conseqüêntemente aperfeiçoar a Língua oral e escrita.” É nesse sentido um projeto bidimensional uma vez que estimula o trabalho com língua nessas duas vertentes. Os alunos tem acesso a várias leituras de obras fantásticas. Os gêneros mais escolhidos para a leitura são os contos em decorrência da preferência da faixa etária. Os alunos lêem, comentam a situação trazendo suas opiniões e em seguida realizam o reconto da história.


Segundo a proposta do projeto a gramática será também objeto de discussão e aperfeiçoamento, porém será trabalhada de acordo com as necessidades dos alunos na prática da escrita, ou seja, a gramática será trabalhada como conseqüência e não como imposição de regras já prontas em manuais ou livros didáticos.

Parabéns Professora Nilza pela iniciativa e disposição!

Precisamos realmente acreditar e levar a todos e principalmente aos nossos alunos a idéia de que “é ao livro , à palavra escrita que atribuímos a maior responsabilidade na formação da consciência de mundo das crianças e dos jovens(...) e que a palavra literária escrita está mais viva do que nunca(...)”(Nelly Novaes Coelho 2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário